Mulheres Fortes

Certo dia, uma pessoa me marcou em uma publicação que dizia: coisas que mulheres fortes nunca fazem. E ainda escreveu "muito eu!". Abri o link para ler já com um pé atrás e o outro mais atrás ainda. Dentro do site, tinham frases de comando que diziam que “mulheres fortes não ficam em silêncio: mulheres fortes sempre tem opinião”, "não se desculpam por cada pequena coisa" e “elas não colocam outras mulheres bem-sucedidas para baixo”.

Parei para pensar por alguns minutos. Segundo esse site, talvez, eu não seja uma mulher forte. Não tenho opinião para tudo. Imagina que sufoco, que tédio, ter opinião formada sobre tudo, nunca achar nenhum tema sobre o qual nunca tinha pensado antes. Que maçante não mudar de opinião. Eu, por sorte, não tenho opinião formada sobre muitas coisas e estou sempre a disposição de repensar as minhas. E sobre ficar em silêncio, às vezes é mais importante que falar. Qual o problema de ficar em silêncio? Qual o medo de não ter opinião?

Além disso peço desculpa por todas as mínimas coisas. Tudo bem, talvez isso seja mesmo um defeito meu. Um dia um amigo disse "só se pede desculpa para o que nunca mais vamos fazer outra vez" e talvez eu banalize as desculpas mas as uso diariamente. Tropecei em alguém, desculpa. Confundi o nome da pessoa, desculpa. Errei grande, desculpa. Errei médio, desculpa. Errei mínimo, desculpa. Eu não consigo me controlar, sou uma máquina ambulante de desculpas e solto milhares por dia. Acho que se chama educação.
E sobre não botar mulheres bem-sucedidas para baixo, eu não boto nenhuma mulher para baixo. Acho que esse é um dos princípios pelos quais devemos comemorar esse dia. E também não boto homens para baixo, bem-sucedidos ou não. Pessoas que colocam os outros para baixos não podem ser consideradas fortes, pelo contrário, me parece um tipo de fraqueza.

Acho que cada um é forte do seu jeito. Não existem coisas que todas as mulheres fortes façam ou não façam. Não existe uma só força. Sites que nos mostram o que é ser uma mulher forte e o que não é são sites que nos aprisionam. Eu não quero ser forte todo o tempo. Tem dias que eu só quero chorar comendo sorvete em frente a televisão em um dos clichês mais fortes de todo o cinema. Tem dias que eu só quero dormir. Tem dias que eu não quero ter opinião e enfrentar o mundo, só quero ficar embaixo do cobertor no meu próprio mundo (o que pode-se ler Netflix). Tem dias que eu só quero rir com os meus amigos e nem lembrar que existe um mundo que me exige força. Tem dias que eu quero silenciar.

Eu não preciso - e nem quero - ser forte todo dia para ser uma mulher forte. Eu não preciso preencher todos os requisitos do site para dizer para a sociedade que eu sou forte se eu sei que sou. Não tem perigo em perder as forças de vez em quando e recarregar depois. Ninguém é menos mulher por causa disso, nem menos forte, pelo contrário. Tudo bem. Ainda bem.

Neste oito de março vamos lembrar de não nos aprisionarmos nunca. Feliz dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A senhora já tem o cartão da loja?”

Terremoto